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Bicudo de Canto Clássico Alta Mogiana
O interior paulista reúne há muito tempo grande quantidade de criadores e admiradores do canto dos bicudos. Também no triângulo mineiro a criação de bicudos sempre foi bastante difundida.
A estrada de ferro que ligava Campinas à Brasília, passando por cidades mineiras como Uberaba, Uberlândia e Araguari e por Goiânia, promoveu a partir de 1968 grande integração entre os admiradores dos bicudos destas regiões.
Muitos bicudos foram transportados pela linha Bandeirante da Companhia Mogiana.
Essa integração causou alguma miscigenação nos dialetos do canto de bicudos das regiões circunvizinhas à ferrovia. Observou-se que um canto se sobressaía entre os pássaros dessa região, com notas de entrada Suim-Suim e gargalhada de divisão de canto Quem- Quem-Quem. Esse canto inicialmente foi chamado de Canto Ribeirão.
Mais tarde a ferrovia, que acabou conhecida popularmente como Alta Mogiana emprestou seu nome ao canto, que passou a ser chamado de Canto Alta Mogiana.
No início da década de 80 os aficionados pelo canto dos bicudos e organizadores de torneios deram início à elaboração de documentos para a regulamentação da avaliação do bicudos nas provas de canto clássico. Os primeiros regulamentos já contemplaram a categoria Canto Alta Mogiana.
Muitos bicudos se destacaram nessa categoria de canto, mas nenhum igualou a marca do Bicudo Fiote. Em 1987, com seu primeiro proprietário, Sr Jorge Boeris, antes mesmo de completar 2 anos, ainda maracajá e disputando com bicudos pretos, tornou-se campeão nacional.
Não se tem notícia de outro bicudo que tenha alcançado um título nacional tão jovem. Adquirido pelo Sr Celso Jardim, em 1992, foi campeão nacional da categoria Alta Mogiana Sem Repetição nos anos 93, 94 e 95. No ano seguinte, já de posse do Sr Ednei Davi, de Indaiatuba-SP, conquistou mais um título nacional.
Com a gravação de seu canto, Fiote constituiu um marco, estabelecendo uma linha de canto que produziria muitos outros campeões.
O Bicudo Fênix, que possui um dos CDs gravados mais vendidos, aprendeu com uma gravação do Fiote e reproduz com perfeição as notas e a sequência melódica do canto do mestre.
Poderíamos citar muitos outros exemplos de pássaros de destaque que apresentam essa linha de canto. O certo é que muitos títulos nacionais foram e ainda serão conquistados por bicudos que apresentam canto Alta Mogiana da linha Fiote.
Canto Clássico Alta Mogiana O Canto do Bicudo FIOTE
Bloco Notas Quantidade 34
01 Suim Suim 2 Notas de entrada
02 Kem kem 2 Gargalhada de entrada
03 Ti Qué Ti 3 Ligação de canto
04 Gam Tuí 2 Preparação
05 TuéTiá Tió 3 Variação
06 Ti Té 2 Batida
07 Ti Ti 2 Variação
08 Gam Ti Qué Ti 4 Ligação
09 Gam Tuí Tué Til 4 Variação
10 Ti Tu Ti 3 Preparação
11 Gam Ti TéTi 4 Batida
12 Quem Quem Quem 3 Divisão de canto ou fecha
Após a divisão de canto, fechamento com duas ou mais notas (Quem Quem Quem), o Bicudo inicia o módulo de repetição no (Ti Qué Ti ), ou seja, na Ligação de Canto.
Módulo de Repetição
Bloco Notas Quantidade 30
01 Ti Qué Ti 3 Ligação de canto
02 Gam Tuí 2 Preparação
03 TuéTiá Tió 3 Variação
04 Ti Té 2 Batida
05 Ti Ti 2 Variação
06 Gam Ti Qué Ti 4 Ligação
07 Gam Tuí Tué Til 4 Variação
08 Ti Tu Ti 3 Preparação
09 Gam Ti TéTi 4 Batida
10 Quem Quem Quem 3 Divisão de canto ou fecha
Canto Clássico Alta Mogiana -
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