Sobre o Cantos dos Bicudos e a História Dos Dialetos

 

Os bicudos são pássaros silvestres criados em ambiente domestico com o maior               número de notas em um mesmo canto, e com a maior diversidade de cantos                     catalogados.

São muitos os dialetos regionais identificados, próprios de coletividades significativas,     há ainda, a interpretação individual de um mesmo dialeto por espécimes diferentes.

Cada bicudo impõe sua própria personalidade, no andamento, na voz e na melodia e

 acrescenta ou omite notas na execução do seu canto. Dificilmente encontraremos dois

 bicudos com cantos idênticos. Por mais semelhantes que sejam, mesmo executando

 as mesmas notas, cada um irá impor suas próprias características ao executar seu

 canto.

Essa característica marcante dos bicudos é o grande complicador dos concursos de

 canto. Há pouco tempo a avaliação era meramente subjetiva, dependente da

 preferência do avaliador ou juiz de canto.

Com os criadores organizados em Clubes, Associações, Federações e Confederações,

 foram iniciadas discussões no sentido de estabelecer com maior clareza quais notas

 que caracterizam um determinado canto e quais notas se constituem em defeitos

 comuns a todos os cantos e a determinada categoria e suas modalidades.

É inevitável a busca de referência em pássaros que se destacaram como representantes

 de determinada categoria de canto e que tiveram seus cantos gravados e divulgados.

Alguns desses pássaros fizeram escola ao terem suas gravações empregadas no

 ensinamento de filhotes nos mais diversos criatórios.

O dialeto que foi característico de determinada região perdeu seu referencial geográfico

 e foi fomentado em nichos, conforme a disponibilidade de gravações e preferência dos

 criadores. Hoje encontramos bicudos de qualquer categoria de canto em todas as

  regiões do País, onde são criados.

Para efeito de concursos ou torneios de canto, os cantos estão divididos em categorias

   subcategorias - as chamadas "modalidades":

Canto Clássico Goiano, Canto Clássico Alta Mogiana, Canto Flauta e Canto Livre

  (peito de aço), sendo as modalidades com e sem repetição.

 

Em relação ao cantos clássicos Alta Mogiana e clássico Goiano, muito já se caminhou        para um entendimento em nível nacional, que atenda os criadores e defina os                  regulamentos dos torneios de canto.

As pequenas intransigências individuais que ainda levam um ou outro criador a tentar impor um padrão atendido por seus pássaros,   ou ainda, adequado à sua preferência pessoal, estão caindo por terra diante da necessidade de união para o fortalecimento das   categorias de canto de bicudo.

 

Com a categoria Canto Flauta a coisa é muito mais complexa que se imagina,

o estabelecimento de um padrão é praticamente

 impossível, pela enorme variedade de dialetos existentes. Para que todos os bicudos de Canto Flauta possam competir reunidos em

 uma mesma categoria, podem ser determinadas apenas algumas características e peculiaridades próprias do canto, comuns a todos os dialetos, ou seja, a capacidade de aumentar a duração e a intensidade das notas, flauteando-as (voz ressonada), sendo dessa forma  possível fazer uma avaliação do canto.

 

Já na categoria Canto Livre (peito de aço), torna-se um pouco mais simples, não existindo notas padronizadas em seu dialeto, porém, o pássaro deverá emitir notas de

bicudo na sua totalidade, não podendo emitir notas de outros pássaros.

 

A forma adequada para a representação gráfica de uma nota pressupõe a utilização de pentagramas universais. Como poucos criadores ou mesmo juízes de canto possuem conhecimento que os habilite à leitura de partituras musicais, valemo-nos da representação escrita das notas, como fonemas, tal qual compreendemos ao ouvir o pássaro cantar.

 

Isso aumenta um pouco a confusão pois é comum que ouvindo um mesmo canto um criador escute um Ti-Qué-Ti enquanto outro escuta um Ti-Cá-Ti. Com a utilização da informática, através de "softwares" específicos, a interpretação dos sonogramas e   compreensão dos cantos ficou facilitada.

 

 

                                                                                                                                                                                                                                          Entenda Sobre Cada Modalidade de Canto em Torneios:

Bicudo Aprendizado Melhor de Canto - vídeo documentário produzido por Aloísio P. Tostes